Você já deve ter visto por aí algumas tendências de viagem previstas para este ano de 2023, como bons agentes de viagens trouxemos para você todas as tendências de viagem previstas pelo Ministério do Turismo.
Sustentabilidade, turismo de slow travel e o turismo de experiência ainda continuam em alta, destinos e empreendimentos que souberem oferecer experiências inovadoras aos turistas também terão vantagens. O ano também será marcado pela busca de lugares desconhecidos pela volta do turismo urbano, os turismos de arte e cultura também serão priorizados.
As macrotendências, são as tendências que permanecem por alguns anos e moldam o consumo em escala a longo prazo, impactando diversos segmentos. Entre as macrotendências estão as viagens regenerativas que tem uma pegada mais ecológica que vai além da busca por mínimos impactos causados no meio ambiente pelos viajantes e se preocupam com créditos de carbono. Tudo isso com o intuito de viajar de forma menos impactante ecologicamente e regenerativa ao meio ambiente.
Decorrente dos últimos dois anos de pandemia que foram caracterizados pelo isolamento social, grande parte das empresas adotaram o trabalho remoto como parte da rotina, mas isso não significa trabalhar diretamente em casa, certo? Devido aos acontecimentos foi possível ver o aumento dos nômades digitais, que viajam o mundo enquanto trabalham de forma remota e eles buscam cada vez por flexibilidade e liberdade em suas rotinas.
Seguindo forte o turismo de experiência segue em alta, pois os viajantes buscam cada vez mais por novas experiências cada vez que faz uma nova viagem, buscando experimentar momentos únicos e novas aventuras, através de diferentes vivências moldando o novo formato de viagem durante os próximos anos.
As slows travel são as viagens de longas e mais tranquilas com menos obrigações a cumprir e mais tempo para relaxar, essas são as propostas da slow travel, essa tendência vem forte nos próximos anos tendo como propósito desacelerar e recarregar as energias. As slows travel vem conquistando cada vez mais os viajantes que se sentem sobrecarregados e acelerados no seu cotidiano e querem reverter nas viagens de lazer.
As microtendencias são as tendências que se mantém por um curto período no mercado, elas geralmente alcançam poucos consumidores mas, elas apontam que voltando com força total o turismo urbano mostra a procura dos viajantes por cultura e vivência da cidade além de manifestações artísticas, festivais culturais, museus e patrimônios históricos. Destinos repletos de arte e cultura serão prioridades para esse ano.
A preocupação com o custo-benefício está mais presente no planejamento das viagens e os orçamentos mais conscientes, a preferência por destinos e experiências que prezam por valor e qualidade atrelado é uma nova tendência. As viagens consideradas fora de temporada são a solução para quem busca economia. Os viajantes estão também em busca de viagens com a estética vintage, buscando até mesmo escapar da vida moderna para voltar no tempo, glamurizando os velhos tempos, as acomodações temáticas e destinos populares dos anos 80 e 90 voltam ao radar.
A viagem raiz ou a off grid já é uma tendência forte apontada para esse ano, mas ela também traz um cenário para outra tendência o etnoturismo que tem como proposta um mergulho na cultura, vivências e rituais de povos originários e comunidades tradicionais e tudo isso claro, respeitando os costumes e tradições.
Off - Grid travel, devido ao confinamento dos últimos anos a tecnologia se tornou uma das únicas fontes de entretenimento, após as restrições serem suspensas os viajantes buscam por se desconectarem e passar férias longe da tecnologia, buscando viver a simplicidade. Lugares e destinos pouco conhecidos estão começando a chamar atenção, os viajantes estão explorando lugares mais modestos e desconhecidos, considerados charmosos e são os preferidos dos turistas.
Dentro das microtendências estão também as viagens de choque cultural, influências das redes sociais e bem estar bem repaginado, renascimento ferroviário, hotéis mais complexos, também farão parte das tendências de viagem.
Qual tendência mais combina com você? Vamos planejar a sua viagem juntos, é só chamar um de nossos Wee Consultores.????