A Nova Zelândia é um destino que encanta a todos os viajantes com sua natureza exuberante, paisagens diversas e cultura rica. É um país insular localizado no sudoeste do Oceano Pacífico e um grande conjunto de ilhas, as duas principais sendo a Ilha Norte e Ilha Sul. E elas são completamente diferentes! Antes de viajar para as duas ilhas é até difícil acreditar, mas basta passar alguns dias em cada uma delas para ter certeza de que são universos distintos, sendo assim, visite as duas!
A Ilha Norte é mais urbana e abriga as principais cidades do país: Wellington (capital) e Auckland (a mais populosa). Na Ilha Norte, há mais estradas, infraestrutura turística e cidades entre as atrações. É comum que os pontos turísticos nessa ilha sejam mais procurados pelos visitantes e que não haja tanto a sensação de isolamento como acontece na Ilha Sul. Ela é mais fácil de ser percorrida, tem mais oferta de hotéis e restaurantes e agrada a quem procura destinos mais urbanos e menos encravados em meio à natureza. Ela se destaca pelas grandes cidades, parques com atividade geotérmica e grandes vulcões, belas praias e baías, atrações que emocionam (literalmente) os fãs da saga O Senhor dos Anéis; e, como bom país produtor de vinhos, as deliciosas vinícolas. Entre as principais atrações da Ilha Norte estão: o condado dos Hobbits no Hobbiton Movie Set (em Matamata); os parques geotérmicos de Taupo e Rotorua, com destaque também para Huka Falls (as Cataratas Huka); a travessia de um dia Tongariro Alpine Crossing, no Tongariro National Park; as lindas praias da Península de Coromandel, entre elas a Cathedral Cove; as cavernas com glowworms, em Waitomo; as vinícolas de Hawke’s Bay; e, como não poderia faltar, as cidades de Auckland e Wellington.
A Ilha Sul é bem diferente da Ilha Norte. Com paisagens grandiosas e cenários que beiram o dramático, a Ilha Sul é daqueles lugares capazes de deixar qualquer um boquiaberto. South Island é lugar para desconectar da vida na cidade e sentir intensamente a imersão na natureza exuberante que cerca a Nova Zelândia. A Ilha Sul, repleta de parques nacionais, tem uma variedade tão grande de paisagens em um espaço tão pequeno que beira o absurdo. Em menos de meia hora você poderá ir de um glacial ao pôr do sol na praia. E todos os caminhos passam por estradas apaixonantes. Ela é cortada pelos Alpes do Sul, permeada por lagos de cor azul turquesa, repleta de fiordes e glaciares; tem lindos cenários à beira-mar e ainda oferece cidadezinhas charmosas e encantadoras, daquelas que dão vontade de ficar para sempre. Sem contar que é na Ilha Sul onde estão as mais belas trilhas da Nova Zelândia e também os melhores picos para a prática de esportes de aventura, especialmente na cidade de Queenstown. Entre os destaques da Ilha Sul estão: os esportes de aventura em Queenstown; o Aoraki Mount Cook National Park, com a maior montanha da Nova Zelândia e a reserva de Dark ; os fiordes Milford Sound e Doubtful Sound, no Fiordland National Park; o Glacial Franz Josef e o Glacial Fox, localizados quase à beira-mar; o Mount Aspiring National Park, onde estão as Blue Pools e a Routeburn Track; os belos lagos, como Tekapo, Pukaki, Wakatipu, Wanaka e Hawea; as lindas cidades de Arrowtown, Wanaka e Glenorchy; as impressionantes Pancake Rocks, no Paparoa National Park; as deliciosas vinícolas de Marlborough; e a cidade de Christchurch.
A melhor época para visitar a Nova Zelândia depende muito do tipo de experiência que você busca. O país possui quatro estações bem definidas, cada uma com suas particularidades.
Para calor e praia: Verão (Dezembro a Fevereiro)
Clima ameno e menor aglomeração: Outono (Março a Maio) ou Primavera (Setembro a Novembro)
Esportes de Inverno e paisagens nevadas: Inverno
O inglês é o idioma oficial da Nova Zelândia e é amplamente falado por toda a população. No entanto, a língua maori, falada pelos povos indígenas, também tem status oficial e é utilizada em diversas situações, como em placas, nomes de lugares e em eventos culturais.
O clima na Nova Zelândia é temperado oceânico, com temperaturas moderadas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. No entanto, o clima pode variar significativamente entre as duas ilhas e entre as diferentes regiões.