Viajar ao Egito é realmente uma imersão no mundo das maravilhas antigas e das narrativas místicas, um país fascinante que combina história, cultura e natureza.
Você pode optar ficar no Cairo antes ou depois, fique pelo menos 3 noites na capital, uma ótima opção de hospedagem é o Hotel St Regis ou o icônico Mena House (Marriot Hotels) com a incrível vista para as pirâmides de Gizé.
Passear pelo Mercado Khan El Khalili, um labirinto de ruas estreitas e becos, você encontrará locais históricos, cafés e lojas movimentadas. Atualmente o mercado está muito bem policiado, mas cuidado com a qualidade, no El Khalili os produtos locais originais são facilmente confundidos. Se você procura algo específico, minha dica é ir nas lojas oficiais do governo, ou lojas referenciadas. Pense em comer algo no restaurante do mercado (Naguib Mahfouz Café, nome do prêmio Nobel de Literatura egípcio).
Visitar o novíssimo Museu Nacional da Civilização Egípcia, é o primeiro museu do mundo árabe com foco na civilização mais antiga da história e conhecer o Bairro Copta são atrações imperdíveis.
Visite a atração turística mais antiga do mundo, as Pirâmides, contemplar Quéops, explorar a pirâmide de Quéfren e maravilhar-se com pirâmide Miquerinos é o sonho de todo viajante. Uma dica boa é explorar o mundo da escrita antiga em uma aula privada com um egiptólogo sobre hieróglifos.
Já em Luxor faça um cruzeiro de luxo de 4 noites, navegando pelo Rio Nilo até Aswan, uma ótima oportunidade para absorver a cultura Egípcia, com atividades do nascer ao pôr do sol, você visita sítios históricos e contempla a beleza do horizonte do Rio.
Além de visitar o Templo de Karnak e Luxor, faça o sobrevoo de balão pelo Vale dos Reis, onde você pode ter uma vista panorâmica das montanhas, do Rio Nilo e do deserto ao redor, em um cenário deslumbrante.
Em Aswan optamos por ficar no Sofitel Old Cataract que tem uma vista linda para o Rio Nilo e os quartos são bem confortáveis e espaçosos. Vale a pena desfrutar do hotel, e do Spa que é lindo.
Outra visita imperdível em Aswan é o Templo Philae, uma experiência linda e imersiva, com um espetáculo de música e cores que contam a história do templo e dos deuses do antigo Egito.
Ainda em Aswan, não deixe de fazer o passeio de Feluca (embarcação tradicional do Egito) pelo Rio Nilo. Vá até uma vila Nubia e conheça escolas, moradias e mercado com muitas opções de artesanatos, temperos, chás. O ideal é voltar no horário do pôr do sol, para finalizar o passeio.
Também no percurso do Rio Nilo, não deixe de ir ao templo Abu Simbel. A construção do complexo do templo começou por volta de 1264 A.C. e durou cerca de 20 anos, até 1244 A.C.
Muito importante contratar uma agência de viagens para fazer todo seu itinerário, ver tempo de voo, melhores lugares para visitar é importantíssimo. Além disso, contrate um guia local para acompanhar toda a viagem. Nosso guia nos recebeu na porta do avião quando desembarcamos no Cairo e nos acompanhou durante nossos 10 dias no Egito. E posso garantir, ele foi parte essencial no sucesso da viagem.
Foi uma viagem fantástica de muito amor e espiritualidade. Vale a pena vivenciar esse mundo de história.
_ Fim