5 Dicas para Curtir na Chapada das Mesas

Você já ouviu falar no Parque Nacional da Chapada das Mesas? Esse paraíso brasileiro está localizado no sul do Maranhão, na divisa com Tocantins. 

É um campo aberto de cerrado, que abriga especies em extinção e hoje é o destino perfeito para que curte ecoturismo. 

Outra atração desse destino são as 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes de água cristalina catalogadas na região do Parque!

São 160 mil hectares de cerrado, passando por diversas cidades. Um campo aberto ao cerrado brasileiro, cenário singular que abriga diversas espécies em extinção como os Gato-do-mato, Gato-maracujá, o Tamanduá-bandeira, a Onça-parda e a Águia-Cinzenta. 

O nome Chapada das Mesas se dá pelos seus cumes e montes achatados que apresentam formato de mesas, desenhados ao longo de milhões de anos através da erosão do arenito, formando alguns dos mais belos panoramas do país. 

Outra coisa que chama bastante atenção são as 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes de água cristalina catalogadas na região do Parque!

1.Quando ir

A Chapada das Mesas é conhecida por suas cachoeiras e lagos, e ir visitá-las na melhor época do ano garante que sua viagem seja inesquecível. 

Para curtir esse destino, o ideal é ir logo no final do período de chuvas. Assim, você consegue curtir o melhor espetáculo que a natureza tem a oferecer sem passar perrengue.

Importante saber que apesar de termos 4 estações no calendário, na Chapada das Mesas elas são apenas duas: chuvosa (inverno) e seca (verão).

O calor no cerrado reina o ano inteiro e as chuvas são breves e de baixa milimetragem, podendo passar dias sem chover mesmo no período chuvoso. 

2.Onde ficar?

Carolina é a cidade com melhor estrutura entre as que ficam próximas do parque, o que facilita o deslocamento. A parte mais histórica fica nas proximidades do rio Tocantins, onde se localiza a Pousada dos Candeeiros.

Um pouco mais afastado da cidade, a opção é a Pousada do Lajes, com estrutura para crianças. Outra opção é o complexo turístico Pedra Caída - santuário ecológico, onde possui chalés e apartamentos para hospedagem e que tem como atração a cachoeira do Santuário e a prática de atividades como trekking, arvorismo, montauin bike e tirolesa. 

3.O que fazer?

A Chapada das Mesas também é conhecida como o Paraíso das Águas, por conta de suas 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes. 

Nesta região de natureza bruta, montanhas, cachoeiras, rios e lagos, experiências incríveis não faltam! 

Algumas dicas de passeios:

  • Cachoeira do Dodô, Cachoeiras gêmeas e por do sol Rio Tocantins 
  • Poço azul, Cachoeira de santa Bárbara, Cachoeira de santa Paula e o encanto azul 
  • Cachoeiras de prata e São Romão no parque Nacional da chapada das mesas 
  • Complexo de pedra caída com cachoeiras (Cachoeira do santuário ecológico, paredões do santuário ecológico e Ponte do Pedro)
  • Cachoeira da caverna
  • Cachoeira do capelão
  • Portal da chapada das mesas

4.Onde comer?

Depois de se aventurar pela chapada das Mesas, comer é essencial. Temos três dicas de restaurantes gostosinhos para você incluir no seu roteiro. 

  • Cabana do Sol
  • Ritz Restaurante
  • Gatinhos Sushi Bar

5. Conheça a Jalapada 

Já ouviu falar na Jalapada? É quando você vai visitar a Chapada das Mesas e estica um pouquinho até o Jalapão. Uma viagem perfeita, né! 

Os dois destinos ficam relativamente próximos, e são totalmente focados no ecoturismo. Então é a rota perfeita para quem quer se jogar na natureza. 

 

Siga a Wee: @somoswee