A Rota das emoções é um dos roteiros mais premiados do Brasil, ela pode ser feita saindo do Ceará, conhecendo a belíssima praia de Jericoacoara e Camocim (atrativos naturais de encher os olhos), passando pelo Piauí (Delta do Parnaíba com sua diversidade de fauna e flora) e indo até o Maranhão (Lençóis Maranhenses com suas lagoas de águas cristalinas) ou no sentido inverso.
Nossa sugestão é começar pelo fim, ou seja, vindo de São Luiz. Nosso primeiro ponto é Barreirinhas, cidade localizada na margem do Rio Preguiças, onde pode-se observar plantações de Babaçu e Buriti. Essa cidadezinha é conhecida por ser muito pacata e hospitaleira.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado próximo à cidade, é uma joia rara, com magníficas dunas esculpidas pela natureza e, no período de Março à Setembro, contém centenas de lagoas formadas pelas águas da chuva.
Começamos o segundo dia com um passeio em veículo 4x4, com travessia em balsa através de trilhas em areias brancas, lagos e pequenas dunas até chegarmos ao Parque dos Lençóis - APA, com uma caminhada no circuito Lagoa Azul ou circuito Lagoa da Esperança (de acordo com o período do ano escolhido), com banho de lagoa e contemplação do belíssimo pôr do sol nas dunas.
Um dos pontos altos do roteiro é o passeio de lancha voadeira no majestoso Rio Preguiças. Com suas águas calmas, fica fácil de avistar em suas margens: igarapés, mangue, buritis, pés de Juçara (açaí), tucunzeiros, além de garças e maçaricos.
As paradas nas comunidades de VASSOURAS, conhecida também como pequenos lençóis, e local onde podemos interagir com os macacos pregos que ali habitam, e MANDACARÚ, pequeno vilarejo de pescadores, são indispensáveis!
Você tem a opção de subir os 160 degraus do Farol Preguiças (por hora, o mesmo se encontra fechado para reforma) para contemplar a paradisíaca visão de dunas, do rio e sua foz, do oceano e da vegetação típica, que chega até CABURÉ, um braço de dunas localizada entre o Rio e o Mar.
Em Atins, teremos a oportunidade de caminhar pelas dunas do parque e banhar em suas águas cristalinas (somente no período de chuva de Fevereiro a Junho). Uma dica: experimente o famoso camarão grelhado no restaurante da Luzia ou Seu Antônio, famoso em toda região. Depois, descanse em redes a beira do mar.
Na despedida dos lençóis Maranhenses, rumo ao Piauí, atravessaremos de lancha o Rio Preguiças. Praias desertas, campos e dunas compõem a paisagem desse trecho.
Passaremos por Paulino Neves, que exibe suas ruas de areia branca e sua ponte de madeira sobre o Rio Novo. Durante esse percurso, dependendo do horário, poderá haver uma parada em Lagoinha, para apreciarmos os camarões da Dona Madá (não incluso), contemplando o plácido lago.
Cruzar o Delta do Parnaíba e seu majestoso labirinto de ilhas, tais como Igoronhon, do Paulino, Ilha Cajú e Ilhas das Canárias, e dar um mergulho no meio das gigantescas dunas é uma experiência única. Lá podemos também ver o guará, uma belíssima ave com plumagem em vermelho vivo, que costuma se empoleirar ao pôr-do-sol (a avistagem de animais depende de vários fatores conjugados), num raro e inesquecível espetáculo.
Em dado momento da viagem, você será surpreendido por um importante personagem histórico do Delta do Parnaíba, neste tour exclusivo, vivencial e teatralizado, “transportando-o” para o início do século XVIII.
Após a pernoite, seguimos com destino a Jericoacoara, no caminho passaremos por Camocim, onde embarcaremos em uma balsa com destino a Ilha do amor. Continuamos de 4x4, em uma trilha por quilômetros de dunas e praias desertas, até a Praia de Tatajuba.
Já no Lago Grande, nos deliciamos com as redinhas na água e com os frutos-do-mar do curioso cardápio “ao vivo” do restaurante do Didi. A segunda travessia em balsa ocorrerá na Praia de Guriú, com seu canal de águas verdes e o cemitério de árvores de mangue.
Em Jeri, chegamos a tempo de apreciar o pôr-do-sol na duna, ritual diário dos moradores e visitantes do lugar. Durante nossa estadia, teremos passeios para o Buraco Azul, Árvore da Preguiça, Lagoa Azul, Lagoa do Paraíso e o caminho até a Pedra Furada.
A noite de Jeri, com restaurantes incríveis e as lojinhas de artesanato, é uma programação que vale a pena. Outra sugestão é fazer aulas de kite ou longboard, alugar um canaas (carrinho esportivo de 4x4) e passear pelas dunas, ir pescar um peixe fresco com o pescador local, fazer uma massagem, tomar um drink vendo o pôr do sol ou comprar o artesanato na associação das crocheteiras.
Tudo isso, só o Ceará pode te oferecer!
Baixe nosso Ebook aqui