As Vinícolas de Portugal: encante-se com essa experiência

Em Portugal, as vinícolas são comumente chamadas de Quintas, assim como outras propriedades rurais em que há algum tipo de plantação e uma construção, que podem ser um armazém ou galpão. As vinícolas em Portugal também podem ser chamadas de vinhas ou vinhedos.

O país é internacionalmente conhecido pela sua produção de vinhos que ultrapassa os limites territoriais do continente europeu e alcança, também, as ilhas que compõem o seu território.

Conheça algumas Vinícolas de Portugal e venha viver e experimentar um mundo de sensações e prazeres! ????

Cartuxa & Quinta de Valbom -
Évora, Portugal 

Sediada na Quinta de Valbom, a 2 km do centro histórico de Évora, cidade Património Mundial, e a 200 metros do Mosteiro da Cartuxa que inspirou o seu nome, o Enoturismo Cartuxa encontra-se instalado na antiga casa de repouso dos Jesuítas (Companhia de Jesus), que lecionaram na Universidade de Évora nos séculos XVI e XVII. Com a sua expulsão, em 1759, por ordem do Marquês de Pombal, a propriedade passou a pertencer ao Estado, começando alguns anos mais tarde, em 1776, a funcionar como um importante lagar de vinho que absorvia a produção vitivinícola da região. Adquirida no século XIX pela família Eugénio de Almeida, a Adega Cartuxa passou por várias reformas e ampliações ao longo do tempo, conservando a riqueza da sua memória arquitetônica e histórica. 

Dica: Faça a Prova Sto. Inácio de Loyola - 5 vinhos Premium

Herdade do Esporão -
Alentejo, Portugal 

Esta é uma herdade carregada de história e de uma qualidade de vinhos impar. Estas vinhas encontram-se no coração de Reguengos de Monsaraz, uma herdade com cerca de 702 hectares de vinhas, olivais, onde os vinhos se mostram mais equilibrados e sedutores, simultaneamente pujantes e aprazíveis, viçosos e com uma boa capacidade de guarda. Se as vinhas são o pulmão da Herdade , a adega é o coração que palpita ao ritmo da vindima e da sequência dos trabalhos definidos pelo calendário e pela equipa de enologia. No restaurante da Herdade do Esporão, o Chef Carlos Teixeira apresenta-lhe uma cozinha de “Terroir” com foco nos produtos do Alentejo e Portugal conjugada com uma confecção e interpretação modernas, elaborados com produtos sazonais, de produtores locais e nacionais. Venha provar os deliciosos sabores da comida e vinhos alentejanos, nesta refeição completa, que lhe deixará com as melhores memórias de Portugal! 

Dica: Almoço Menu Carta Branca 5 Momentos harmonizado com 3 vinhos Prova de 4 vinhos, sendo 2 brancos e 2 tintos (Esporão Colheita Branco e Colheita Tinto e Esporão Reserva Branco e Tinto - provas de acordo com disponibilidade de estoque)

Quinta do Monte d'Oiro -
Lisboa, Alenquer, Portugal

Localizada na região de Lisboa (em Alenquer) a apenas 50 minutos de Lisboa, a Quinta do Monte d’Oiro é uma referência desde o séc. XVII na produção de vinhos notáveis. É uma quinta produtora de vinhos, sobretudo biológicos e com produção de uva 100% biológica, são vinhos incrivelmente frescos, vibrantes e harmoniosos. Ao chegar à Quinta o visitante percorre vários espaços da propriedade. A visita inicia-se na Vinha, passa pela Adega de Vinificação e termina na Sala de Provas. As provas, sempre acompanhadas de uma tábua de queijos e enchidos regionais, decorrem na Sala de Provas, com vista sobre a Adega das Barricas onde estagiam os vinhos tintos da propriedade. Esta adega de paredes de pedra e tecto de madeira está “protegida” por duas esculturas que representam o Engenho e a Arte, traves mestras da filosofia de produção da Quinta do Monte d’Oiro. 

O programa inclui: Visita às vinhas e a adega de vinificação; Prova de 05 Vinhos acompanhadas de tábua de queijos e enchidos regionais; Almoço Menu da Quinta (Couvert, Entrada, Prato Principal, Sobremesa e Café) no Salão de Refeições - uma antiga cavalariça, transformada num espaço acolhedor com uma grande lareira - Bebidas: Quinta do Monte d’Oiro Branco ou Quinta do Monte d’Oiro Tinto

Caves Graham's Port Lodge do Agro - Vila Nova de Gaia, Portugal 

As caves do vinho do Porto Graham’s foram construídas em 1890, em Vila Nova de Gaia. Aqui o clima marítimo é o ideal para o envelhecimento dos vinhos do Porto Graham’s. Actualmente nesta cave tem cerca de 3.500 cascos de vinho do Porto, bem como uma extraordinária garrafeira de vinho do Porto Vintage. Aberta ao pública desde há 20 anos, tornou-se um destino muito procurado pelos amantes do vinho do Porto, onde os visitantes podem descobrir e provar vinhos do Porto Graham’s. 

Dica: Faça a Prova Bicentenária na Sala Vintage - Prova de 5 vinhos : Graham´s LBV 2015, Bicentenary Edition, Graham's Single Harvest Tawny, 1990 Lodge Exclusive, Graham´s Quinta dos Malvedos

Quinta da Aveleda -
Penafiel, Portugal
 

A história da Quinta da Aveleda perde-se no tempo, mas existem inúmeros registros sobre a mesma a partir do século XVI. Tratou-se sempre de uma propriedade agrícola composta por um conjunto de quintas que, ao longo dos anos, passaram de mão em mão. Em 1946, a Quinta desenvolve-se, graças ao vertiginoso aumento das vendas de Vinho Verde para o Brasil e mercados de África, enquanto que nos anos de 1950 e 1960 foram feitos grandes investimentos em tecnologia e recursos humanos numa altura em que as vendas aumentaram exponencialmente, tanto no mercado interno como externo. Casal Garcia, lançado em 1939, foi o primeiro Vinho Verde engarrafado que apareceu no Brasil, sendo os mercados das ex-colónias os principais mercados externos. Surge também nesta altura o vinho Quinta da Aveleda. Atualmente a maior empresa exportadora de Vinho Verde é com orgulho que a Aveleda se mantém como empresa familiar em todos os seus aspectos. 

Dica: Faça a Prova de Vinhos Premium com harmonização de aperitivos;

Quinta da Taboadella

A Taboadella situa-se em Silvã de Cima, numa área que abraça 40 hectares de vinhas, entre Vale do Pereiro e Vale do Sequeiro, oferecendo uma vista deslumbrante sobre a Serra da Estrela.

A adega moderna foi concebida pelo arquitecto Carlos Castanheira e consiste num exemplo de sustentabilidade ecológica mediante o recurso a materiais como a madeira e a cortiça. A Quinta da Taboadella detém os testemunhos mais ancestrais da história da vinificação na Região Demarcada do Dão, datando de 1255. A adega nasceu de um antigo celeiro, situada num local muito romântico junto ao jardim da casa e ao lago.

Dica: A Quinta da Taboadella está aberta todos os dias e a sua equipe de profissionais recebe os seus clientes num ambiente descontraído durante as visitas ou as provas de vinho, combinadas com os melhores queijos Serra da Estrela.

Quinta do seixo

Numa localização privilegiada na margem Sul do rio Douro, no Cima-Corgo, entre a cidade da Régua e a Vila do Pinhão, a Quinta do Seixo, com os seus 100 hectares, surge como uma das mais imponentes e tradicionais produtoras de vinho da região do Douro Vinhateiro.

Oferecendo uma vista deslumbrante sobre o vale, que se precipita em patamares no azul do Rio – uma paisagem daquelas que deleitam ao ponto de nos cortar a respiração –, a Quinta do Seixo ostenta uma rica e secular história de comunhão com a natureza, traduzida na produção de vinhos de eleição.

É das vinhas velhas, localizadas no coração da Quinta do Seixo, que se extraem as uvas que entrarão nos lotes dos nossos melhores vinhos. Neste sistema tradicional de plantação, podemos encontrar dezenas de castas diferentes, numa mistura única e irrepetível que define esta Quinta e a qualidade dos seus vinhos. 

Dica: Passeie pela quinta e faça um piquenique com o Rio Douro aos pés.

Quer conhecer nosso roteiro de 5 noites pelas vinícolas de Portugal?
Fala com um wee consultor clicando aqui.

Veja mais conteúdos em nosso instagram clicando aqui

Para outras postagens do nosso Wee Blog clique aqui

Siga a Wee: @somoswee