Vindima Serra Gaúcha

Fãs de vinho essa viagem é especialmente para você! ????

De pisa de uvas, caminhadas com girassóis até yoga na cave, esse período da colheita reserva programas que só ocorrem uma vez ao ano! Em pleno verão brasileiro a serra gaúcha ganha contornos ainda mais especiais durante o período da vindima, que só acontece uma única vez ao ano.

Você irá encontrar vários trabalhadores cortando os cachos de vinhedos, máquinas a todo vapor, o chão todo molhado e exalando o cheiro das uvas e dos tonéis em fermentação. Notavelmente é a época de maior trabalho. 

Especialmente entre janeiro a março as vinícolas ficam mais movimentadas, além da pisa de uvas e degustações nas vinícolas oferecem um passeios de bike pelos vinhedos, colheitas simbólicas e até yoga cave - a última não está apenas restrita à vidima. Sendo uma época super interessante para se entender melhor como é feita a bebida e ainda aprender sobre os rótulos nacionais. No meio disso é capaz de saborear a gastronomia local com as suas influências italianas e gaúchas.

As enoexperiências vão te levar a viver momentos incríveis, a primeira pode ser a clássica pisa de uvas durante a vindima pode ser feita ao entardecer no meio dos vinhedos da Cristófoli, situada no distrito de Farias Lemos, em Bento Gonçalves, ficando disponível apenas aos sábados entre janeiro e fevereiro, os visitantes são recebidos com a história da vinícola e levados de trator até o vinhedo das uvas de sangiovese e chardonnay no topo da propriedade.  

Durante a pisa das uvas, um gaiteiro fica embalando uma trilha sonora que só termina quando o visitante marca os pés num tecido para levar de recordação para casa e ao mesmo tempo que acontece a pisa, espumantes são servidos no deque no pôr do sol.

As caminhadas de experiência no campo de girassóis é uma boa pedida, mesmo com o foco na elaboração de vinhos e espumantes, a vinícola de Altos de Pinto Bandeira possui um grande campo de girassóis que é muito convidativo e na época de sol da vindima que a florada de girassóis acontece. As plantas são usadas como um processo biodinâmico para distrair insetos e aves para que não atrapalhem a época de colheita.

O final da caminhada pode ser seguida de um almoço, brunch, piquenique ou até mesmo um jantar harmonizados com os espumantes e que podem ser organizados ao lado do chef do Restaurante Nature, que faz parte da propriedade.

A Dal Pizzol abrange um parque em São Bento Gonçalves, que tem direito à vários tipos de animais que ficam soltos, enquanto os visitantes degustam sua taça de vinho ou espumante.

Nesse espaço fica o vinhedo especial Vinhedo O Mundo, que reúne cerca de 400 tipos de uvas viníferas de mais de 30 países diferentes, sendo uma verdadeira coleção privada de frutos. Na vindima o vinhedo fica aberto para a colheita simbólica em que os visitantes colhem uma das variedades de uvas, cujo as uvas dão origem ao Vinunmund, um vinho que mistura mais de 200 variedades de uvas.

A degustação às cegas dos vinhos do Vinhedo o Mundo, acontecem ao longo do ano, que consiste em todos os visitantes ficarem vendados e são orientados por um especialista, a aguçar o olfato, tato, paladar e audição, sendo estimulados a pensar e a dialogar sobre os vinhos e suas características sensoriais com o uso de frutos e especiarias antes de partir para a degustação de fato.

No Vale Trentino, em Farroupilha, fica a Casa Perini, que conta com 80 hectares de vinhedos e paisagens cinematográficas, com igrejinhas e araucárias. Diariamente você encontra visitantes fazendo bike tour, em que eles podem pedalar entre os vinhedos. 

O trajeto possui 2,3km e finaliza em um charmoso belvedere da propriedade, com belas vistas, principalmente do pôr do sol, que também se torna um espaço para piqueniques que tem incluso um espumante e uma tábua de frios. Para quem não curte esportes, existe a opção do passeio em uma kombi personalizada em meio aos vinhedos, esse passeio também inclui o piquenique com o piquenique, comidinhas no belvedere.

Deseja viajar pro Serra Gaúcha na época da Vindima? Basta clicar aqui e chamar um de nossos Wee Consultores. 

Siga a Wee: @somoswee