Um pedaço do paraíso. É com a maioria dos turistas gosta de definir o arquipélago de Fernando de Noronha. Isolada, paradisíaca e com rica biodiversidade, a ilha foi contemplada com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, em 2001. As principais atrações do arquipélago são o mergulho, o surfe, as praias e a fauna marinha, capitaneada pelos golfinhos.
Quem vai para Noronha, quer curtir o sol, o mar e as belezas do local, certo? Por isso mesmo, é bom planejar sua viagem para evitar a época de chuvosa.
Dependendo do clima, alguns passeios são cancelados: as saídas de barco, por exemplo, são suspensas em dias de mar muito agitado e chuvoso.
A partir de junho, já é possível curtir o que Fernando de Noronha tem de melhor, sem medo do tempo ruim!
Os melhores Passeios em Noronha
As principais atrações do arquipélago de Fernando de Noronha são o mergulho, o surfe, as praias e a fauna marinha, capitaneada pelos golfinhos. Mas para aproveitar da melhor forma cada possibilidade desse destino, é preciso de dicas importantes.
Para visitar o Mirante da Baía dos Golfinhos é preciso disposição – que sem dúvidas vale pelo espetáculo -, pois o melhor período para avistá-los é entre as 6h30 e as 7h30.
O Forte de São Pedro, ou Forte do Boldró, foi construído no século 18, e hoje suas ruínas são um excelente mirante que atraem os visitantes durante o pôr do sol.
Já a Vila dos Remédios é a antiga capital de Fernando de Noronha, e manteve preservadas suas principais construções históricas.
Por fim, a trilha Costa Esmeralda passa pelo norte da ilha, onde é possível curtir de maneira única os principais cartões postais do lugar.
DICAS EXTRAS:
A Baía dos Porcos apresenta pequenas proporções, curta faixa de areia e muitas pedras que formam piscinas naturais com águas transparentes, onde é possível ver peixes coloridos. É limitada por um paredão de pedras negras e, em frente, o Morro Dois Irmãos. Só é possível acessá?la a pé, em um caminho pela areia e uma trilha de pedras.
Praia com uma extensa faixa de areia, a do Boldró seduz os surfistas na maré alta, durante o verão, quando suas ondas atingem cinco metros de altura! Já na maré baixa, é possível caminhar por suas areias e pelas pedras, que formam piscinas naturais com intensa vida marinha. No topo da falésia, encontra?se o Forte de São Pedro do Boldró, construído no século 18 – hoje suas ruínas são um excelente mirante que atraem os visitantes durante o pôr do sol.
Aos pés do Morro do Pico, a extensa Praia da Conceição é de fácil acesso e uma das mais frequentadas de Fernando de Noronha, rodeada por coqueiros e pelo Morro do Pico – o maior do arquipélago. Entre os meses de abril e novembro, o mar ali é calmo, ideal para curtir o visual e praticar esportes mais leves – já entre dezembro e março, suas águas ganham ondas, atraindo surfistas.
Na costa sul da ilha, situada dentro dos limites do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, está a Praia do Atalaia, com suas águas cristalinas e excelente visibilidade – é um verdadeiro aquário natural! É neste ponto que encontra?se a maior piscina natural de toda a ilha. Com apenas 40cm de profundidade, possibilita a observação de riquíssima vida marinha.
Além de todas as atrações do local, os hotéis e pousadas de Fernando de Noronha são também destinos que devem ser escolhidos a dedo.?
Para que você não se perca em tantas opções, montamos uma lista com os locais que nós indicamos de olhos fechados. Anote os arrobas!?
Uma das preocupações de quem está planejando conhecer essa fantástica ilha de Fernando de Noronha é: quais os restaurantes mais legais para comer entre um passeio e outro
Pensando nisso, preparamos uma seleção de lugares deliciosos e para todos os gostos! Confira os arrobas:?
DICAS EXTRAS:
O restaurante Maravilha, situado na Pousada Maravilha é, provavelmente, o lugar onde todo mundo gostaria de jantar pelo menos uma vez durante uma estada na ilha. E não é difícil imaginar o porquê, já que além da ótima gastronomia mediterrânea, a vista dali é impressionante. Tanto o almoço quanto o jantar são ótimos! O melhor horário para conhecer o lugar é, no entanto, durante o dia, quando se pode apreciar a Baía de Sueste – incrível!
O Restaurante Zé Maria é um dos mais famosos de Fernando de Noronha – o próprio Zé Maria, que dá nome à pousada e ao restaurante, é um motivo ótimo para uma refeição aqui. No entanto, a comida propriamente dita não fica nem um pouco atrás: não há dúvidas de que este é o lugar exato para se estar às quartas e aos sábados, quando acontece o tradicional festival do Zé Maria. Nessas noites, os pratos típicos do lugar são explorados e servidos em um grande buffet, acompanhado de música ao vivo. Imperdível!
Em frente ao porto de Noronha, debruçado sobre um morrinho, está o Mergulhão, restaurante que tem sido o lugar mais hype da ilha nos últimos anos. Várias tendas e almofadões espalhados deixam o ambiente despojado e muito convidativo. Aqui, a gastronomia brasileira é apresentada de forma contemporânea, em um visual deslumbrante – principalmente durante o pôr do sol, melhor horário para aproveitar o lugar!
O ambiente amigável do restaurante Xica da Silva, no trecho da Floresta Nova, reflete não só a personalidade de sua proprietária, Hea Sounshin, como também exatamente aquilo que ela gosta de cozinhar. A receita parece funcionar, já que o restaurante tem sempre boa frequência de visitantes. O cardápio tem desde peixes e aves até a famosa picanha argentina. Há dois ambientes: uma varanda externa, ótima para o pôr do sol, e outro interno, bastante amplo, aberto para almoço e jantar.
No Varanda os visitantes saboreiam as receitas de Auricélio Romão, que antes de abrir o seu restaurante, comandou as panelas do restaurante da Pousada Zé Maria. Ingredientes regionais mesclados a técnicas contemporâneas revelam a que o chef veio. Os pratos, apesar de clássicos, são apresentados de maneira inovadora e deliciosa.
- Ver o pôr do sol no bar do meio. Vista maravilhosa!
-Fazer o IlhaTour para desbravar e pegar as dicas do guia e depois alugar um buggy o dia inteiro para ir com calma nas melhores praias.
-Fazer um mergulho com snorkel e nadar com as tartarugas e tubarões
Quer saber mais sobre Fernando de Noronha e outros destinos, acompanhe as nossas redes sociais @somoswee