Serra, Sertão e Litorial: 4 Roteiros pelo Ceará

A diversidade de cenários que o Estado do Ceará apresenta vai muito além do que se imagina e é tão abundante que nem mesmo os cearenses conhecem a fundo. No Ceará, é possível curtir desde o friozinho da serra até as falésias, que são formações geológicas únicas, passando ainda pela riqueza cultural que só o sertão apresenta.

Selecionamos quatro rotas que mostram como é possível curtir passeios completamente diferentes dentro do mesmo estado. Ficou curioso(a)? É só conferir abaixo.

ROTA VERDE DO CAFÉ

Conhecida como Cinturão Verde, essa área apresenta fauna e flora exuberantes. O passeio te leva por um cenário interiorano que interliga os municípios de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti onde, por todo canto, encontramos o Café de Sombra. Ele é cultivado literalmente à sombra da mata, protegido dos raios intensos do sol e fazendo com que o solo permaneça rico em nutrientes, adubado com a própria palha do café e umedecido pelas folhas das árvores, principalmente das ingazeiras.

Essa forma de cultivo vem tornando os cafezais produtivos e livres de produtos químicos. O resultado é um café puro, 100% arábica, colhido pelo pequeno agricultor de forma tradicional e artesanal. Esse sistema sustentável é capaz de gerar, ao mesmo tempo, preservação ambiental, emprego e renda, manter as tradições e o patrimônio cultural vivos. Durante a visita também é possível conhecer de perto a vida dos antigos proprietários, suas casas centenárias, degustar seu café coado, conhecer o jeito de ser dessa gente do interior, cheia de sabedoria e poesia.

ROTA FÉ E CULTURA

O interior do Ceará guarda muitos tesouros singulares, que vão de belas paisagens e culinária autêntica a uma cultura rica e uma história baseada na força e crença do seu povo. A Rota Fé e Cultura, que passa por Canindé, Quixadá e Quixeramobim, mostra um pouco de tudo isso.

Em 3 dias de rota, é possível visitar a belíssima Basílica de São Francisco e a estatua localizada nos arredores da cidade - considerada uma das maiores estatuas sacras do mundo. Outra atração é o Mosteiro Santa Cruz, mantido pelas irmãs da ordem religiosa das Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Em Quixadá, é impossível deixar de visitar a famosa Pedra da Galinha Choca, além do centro cultural com destaque a Raquel de Queiroz. Outra atração imperdível é o Santuário Mãe Rainha do Sertão, que se localiza na serra do Urucum e tem uma vista fantástica de toda a região, um lugar de paz, tranquilidade e belezas intocadas.

ROTA DAS FALÉSIAS

Esse passeio pelas Falésias começa em Fortaleza e vai até Ponta do Mangue no Rio Grande do Norte, passando por pontos turísticos encantadores que precisam ser conhecidos por você. Um roteiro com 215 km de litoral, 35 praias de águas calmas, paisagens deslumbrantes repletas de coqueiros e fontes de águas naturais ideais para curtir em família.

A Rota das Falésias é conhecida por passar por locais de rica biodiversidade e importância biológica. Nesse território, existem ambientes de alimentação, reprodução e berçário de diversas espécies e importantes aves migratórias. Inclui também 10 unidades de conservação, 12 rios, diversos manguezais, algumas lagoas além do lindo mar do Nordeste. Imperdível, não é?

MARAVILHAS DA COSTA OESTE

Esse tour de 6 dias e 5 noites, parte de Fortaleza rumo a uma das mais belas praias do mundo, a famosa Jericoacoara. Todo o passeio é feito pela orla de lindas praias da Costa do Sol Poente, como Taíba, Paracuru, Lagoinha, Flexeiras e Mundaú - cada parada é um acontecimento. O tour também passa por trilhas exóticas e emocionantes, onde é possível entrar em contato com a natureza encantadora da região e conhecer um pouco mais sobre a cultura da gente simples e acolhedora que habita esse pedaço de paraíso.

Curtiu algum desses roteiros? Fale com um de nossos Wee Consultores e marque sua próxima viagem!

Siga a Wee: @somoswee