O novo perfil de viajante e outros destinos

O mercado de turismo está assistindo o nascimento de um novo perfil de viajante. O desejo pela busca de experiências que fujam do óbvio para viver o novo, vem desviando viajantes de lugares clássicos para lugares inusitados, com sede de explorar o íntimo da cultura local e levar na bagagem de volta memórias inesquecíveis.  

Sendo assim, continentes asiáticos, expedições para a Antártida e até mesmo países mais comuns, entraram na lista de destinos cobiçados, com turistas adotando práticas diferentes, como interesse por novos restaurantes, um novo hotel ou até mesmo um passeio ao ar livre. É esse novo turista que está também redefinindo o significado de viagem, impulsionando práticas mais sustentáveis e inspirando outros a viajarem com mais consciência e propósito, criando diálogos e promovendo a compreensão mútua entre culturas. 

Pensando nessas novas possibilidades, criamos uma pequena lista de lugares que valem bastante a pena entrar no planejamento da sua próxima viagem: 

Havana, Cuba:

Havana possui uma cidade antiga encantadora, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Passeie pelas ruas estreitas, admire a arquitetura colonial espanhola e visite locais icônicos como a Catedral de Havana e o Plaza de Armas. Se você estiver interessado na história cubana, não deixe de visitar o Museu da Revolução. Famosa também pela sua música e dança, não perca a oportunidade de assistir a apresentações ao vivo de salsa, rumba ou jazz cubano.

Vale também dar uma voltinha nos carros antigos. Os carros americanos dos anos 1950 são uma visão icônica em Havana. Você pode alugar um desses carros clássicos e fazer um passeio pela cidade. E claro, desfrute das praias, como a Playa del Este e se delicie com a culinária local experimentando pratos como o arroz congrí (arroz com feijão), o lechón asado (porco assado) e os famosos mojitos cubanos.

Havana, Cuba

Tóquio, Japão:

Tóquio é uma cidade moderna e vibrante, que combina tecnologia avançada com tradições antigas. Possui uma culinária incrível, uma cena de compras única e uma variedade de atrações, como o Palácio Imperial, o Templo Senso-ji e o bairro de Akihabara. Não de apreciar a vista do observatório da Tokyo Skytree: Esta torre de transmissão de televisão oferece uma vista deslumbrante de toda a cidade de Tóquio. É especialmente bonito ao pôr do sol e à noite.

Tóquio, Japão

Cidade do Cabo, África do Sul:

Conhecida por sua beleza natural impressionante, como a Table Mountain e as praias deslumbrantes, também é rica em história e cultura, com diversos museus, mercados vibrantes e uma cena gastronômica diversificada. Na arquitetura, o destaque fica por conta de seu estilo gótico e dos enormes vitrais coloridos. O lugar ideal para se conectar com a natureza. 

Table Mountain, Cidade do Cabo

Uunartoq, Sul da Groenlândia

Que tal relaxar nas piscinas de águas aquecidas naturalmente, enquanto se observa icebergs flutuantes? É essa experiência que a pequena ilha no sul da Groenlândia oferece aos visitantes.

Uunartoq, Sul da Groenlândia

Jerusalém, Israel

A capital de Israel reúne história, cultura e museus, além de locais sagrados para o cristianismo, judaísmo e islamismo. É considerada uma das cidades mais emblemáticas do Oriente Médio. Independente da sua religião, Jerusalém é marcada por locais históricos e atrações turísticas para encher os olhos de emoção. 

Temple Mount, Jerusalém

 Petra, Jordânia

É um destino incrível e com muitas atrações para explorar.  

Comece visitando o Tesouro (Al-Khazneh) que é o cartão postal mais famoso de Petra. É um impressionante mausoléu esculpido em uma rocha vermelha. Faça uma caminhada até o Altar dos Sacrifícios, uma das  vistas mais deslumbrantes de Petra. É um pouco íngreme, mas a recompensa é a vista incrível da cidade antiga e das montanhas e se você estiver preparado para uma caminhada mais desafiadora, siga a trilha até o Alto Lugar do Sacrifício. Além de ser um local interessante do ponto de vista arqueológico, você terá uma vista incrível de Petra lá de cima. 

Petra, Jordânia

Machu Picchu, Peru:

Machu Picchu é um dos destinos com monumentos mais famosos do mundo e também conhecido por sua misticidade. Visite Huayna Picchu, a principal montanha de Machu Picchu, o cartão postal da cidade, a primeira que você nota ao chegar no destino. Só é possível subir nela através de uma trilha, por isso, considere alguns pontos com seu guia. Visite o mercado de artesanato de Aguas Calientes, cidade base para quem visita Machu Picchu. lá você encontrará um mercado de artesanato vibrante, barracas com roupas tradicionais e objetos de decoração. Caminhe pela ponte Inca. É uma caminhada curta mas que proporciona uma vista emocionante ao longo de um penhasco. E claro, quanto à culinária local, não deixe de experimentar o Papa a la Huancaína e o Chicha Morada, uma bebida refrescante e não alcoólica feita a partir do milho roxo. 

Machu Picchu, Peru

E lembre-se: Viajar para um destino diferente é muito mais do que visitar um lugar distante. É uma jornada de autodescoberta, uma oportunidade de expandir os horizontes e criar laços com o mundo ao nosso redor. É um lembrete de que somos cidadãos globais, parte de uma grande teia de culturas e experiências que nos conectam. 

Siga a Wee: @somoswee